Ir para

(série Básico) Ripando Sprites

9 replies to this topic

#1 Coração Negro

M.U.G.E.N.Creator / Seiyuu / Singer / Writter

• Members
  • 132 Posts:

Postou 08 maio 2009 - 03:19

cool.gif Você é um iniciante sagaz no M.U.G.E.N. e chegou num ponto em que só baixar chars e colocar eles no seu game ta um saco. Aí você cismou que quer fazer mais um char do Ryu ou do Iori totalmente do Zero e com sprites ripados e editados por você mesmo. Todavia já sabe do lance do:

"Ô! Não usa isso porque é Meu e fui Eu quem ripou!
Tem que pedir minha autorização senão vou te defamar na internet
e o Opala preto vai passar na sua porta!!"

rolleyes.gif E é aí que tu não tem a menor idéia mesmo de como farás pra arrumar os sprites que quer no braço e na marra não é? Pois bem, a saída pra montar seu "set" de sprites e editá-los é ripar Eles de um emulador e podemos ripar os gráficos de várias plataformas e de várias formas com a ajuda desses programas.

Algumas formas são bem complicadas (por exemplo: Ripar sprites de Playstation 1 & 2) já outras nem tanto. Por hora vou ensinar a ripar sprites de alguns jogos de arcade, dos de Super Nintendo (SNES) e Game Boy Advancede (GBA). Faremos isso com a ajuda dos emuladores "Final Burn Alpha", "Z SNES" e o emulador "Visual Boy Advance".

yes.gif Tenha em mente também que há uma enorme e gritante diferença entre ripar, por exemplo, os personagens do "Super Street Fighter 2" do Arcade e ripar o da versão do Super Nintendo. Claro que ripando via "Final Burn" gráficos de games de Arcade, Você vai ter os chars originais. Serão melhores, maiores e mais definidos e tudo mais que um jogo de Super Nintendo convertido do Fliperama não pode proporcianar. bobeira, mas extremamente necessário salientar que haverão certos jogos que não existem no S.N.E.S. vindos convertidos do arcade (como Megaman Power Battle 1 e 2 por exemplo) e aí não adianta a opção pra montar seu char é só uma mesmo.

happy.gif Este tutorial é voltado pro pessoal "não sei nada e nem de onde começar!" do meio M.U.G.E.N.
Pra galera que já manja altas técnicas de Sprite Rip é desaconselhável ler (seria como voltar ao C.A.).

Bem vamos nessa então: Com o(s)emulador(es)em mão(s), ou não, vamos pelo FB primeiro. É um passo a passo curto porém "explicadinho demais". É necessário isso pra não dizerem depois "Você não disse como é que faz pra...". Sabem como é né?

EXPLICAÇÃO DE RIPAR COM O FINAL BURN ALPHA:

A) CASO VOCÊ NÃO TENHA O FINAL BURN: BAIXANDO O EMULADOR.

http://www.easy-share.com/c/8620681

Coloue a rom do jogo desejado para ripar na pasta roms do F.B.
Depois de baixar abra o F.B, clike em load e carregue o jogo.
Assim que Ele começar aperte ESC pra colocar a tela em Full Screen.

B) RIPANDO O BÁSICO (Select Portraits, Cursores e Etc.):

Digamos que você queira ripar o rosto do "Lancelot" na tela de seleção de player do jogo "Knights Of The Round". É fácil fazer isso! Quando estiver na tela de Select Character vá na opção Misc e nela selecione Screenshot Options e nessa opção selecione Screenshot Factory. Vá desabilitando os itens do cenário até ter os que Você deseja (no caso aqui as três imagens da tela de select) em cena e o fundo preto. Depois disso aperte Capture. A Imagem vai estar dentro de uma pasta do Final Burn que se chama Snapshot ou Screenshots.

*#->> Dica: Deixe essa caixinha de Shot factory aberta para ser utilizada mais tarde <<-#*

C) RIPANDO A ANIMAÇÃO DO PERSONAGEM:

Pra pegar os frames / animações do personagem é um pokinho mais complicado. Começe o jogo, pare o char em qualquer ponto e retire os itens do cenário até estar apenas com o char e o fundo preto. Digamos que Você quer o frame do soco (um exemplo): Aperte o botão do soco e, logo em seguida no teclado, Aperte Pause Break, pausando assim o game.

Depois de pausar aperte Advance Frame (na caixinha de Shot Factory. Lembra que falei "deixe ela aí pra usar mais tarde?") pra avançar passo a passo as animações, salvando cada uma com Capture, Lembrando de desabilitar os itens de cenário necessários pra se capturar a imagem com o fundo negro como background! Tendo isso em mente faça esses procedimentos até ter todos os frames do soco (nosso exemplo aqui).

D) EDITANDO NO PAINT:

Vamos agora editar a imagem no paint para deixar ela na boa pra ser usada no Fighter Factory. Você pode seguir este passo de edição de imagens agora ou depois de ter todas as imagens que Você precisa. Abra o paint, com a imagem que capturada e enquadre só o personagem, tenha cuidado com as bordas da figura ripada porque na hora de enquadrar a figura Você pode cortar um detalhe! O fundo da figura deve ser, preferencialmente rosa.

Terminando basta salvar a figura em BMP de 24 Bits e salve como digamos LS1 (Lancelot Soco 1) e as demais como LS2,LS3. Assim você "se achará" mais fácil depois.
Claro que Você não precisa fazer essa parte da nomeação, nomeie como quiser ou não nomeie.

Bem agora que você sabe como pegar as figuras dos chars faz isso no resto das poses dele. Andando, parado, pulando, caindo, agachado, correndo, apanhando, soltando magia, enfim tudo necessário pra fazer o char. Vai devagar que tu chega lá. O mundo não foi feito em um dia e ,acredite, chars de mugen também não são feitos e nem editados em um dia (só "Sephiroths" da vida, Oh senhor...).

EXPLICAÇÃO DE RIPAR COM O Z-SNES:

A) Iremos primeiro baixar um programa chamado "Animget". O que ele faz? Bem Ele simplesmente captura quadro a quadro de um imagem toda vez que Ela se modificar na tela (whohoo!). Eis o link, fiquem tranquilos pois o programa é freeware (de graça):

http://www.gmdsoft.de/menne/z3c/animget.htm

B) Inicie o emulador com a rom do jogo a ser ripado. Com o emulador rodando o game, será preciso remover os elementos do cenário para ripar o char ou o char para ripar o cenário. Aperte os botões 1,2,3 e 4 pra tirar os elementos necessários do cenário. Aperte o botão 5 pra remover os sprites dos chars no cenário.

C) Minimize o emulador e vá na tela do Animget, no menu "observe", e selecione Start.

D) Volte agora a tela do V.B.A. e execute as açoes desejadas para a captura. Fique parado, pule , role , soque, faça tudo que te der na telha!

E) Quando Você terminar clique novamente na tela do Animget, indo ao menu Observe, selecione STOP. Daí siga para o menu de SCREENSHOTS e salve tudo. As imagens salvas irão para a pasta Screenshots do programa.

F) Por último, todo o processo anterior de edição no paint é válido a ser seguido aqui também.

EXPLICAÇÃO DE RIPAR COM O VISUAL BOY ADVANCE (EMULADOR DE GBA):

A) Primeiro de tudo Você vai precisar do emulador, pegue-o neste site aqui:

http://vba.ngemu.com

B) Carregue a rom do jogo em questão (a ser usado na ripagem dos graficos) e ative o Animget.

C) Volte ao game e retire os itens do cenario que possam vir a trapalhar sua captura pressionando as teclas CTRL e 1 então 2 e e, talvez, 4. A unica coisa que deve ficar visível é o seu personagem ok?

D) Faça o mesmo que no passo D da explicação do SNES. Quando Você terminar clique novamente na tela do Animget, indo ao menu Observe, selecione Stop. Daí siga para o menu de Screenshots e salve tudo. As imagens salvas irão para a pasta Screenshots do
programa.

E) Por último, todo o processo anterior de edição no paint é válido a ser seguido aqui também (Sim eu copiei e colei isso!)

PERGUNTAS FREQUENTES:
(Oh grandes mestres, Vocês bem sabem que não tem como evitar a "curiosidade". Então pra pelo ao menos diminuír...)

"Porque não posso salvar minhas imagens com um fundo branco?
Eu quero branco e não rosa porque rosa é coisa de quem dá marcha ré no quibe!"

Bem... Você pode ter uma figura do fundo azul sim CONTUDO quando você for colocar Ela futuramente no Fighter factory pra pegar as paletas direitinho (sim, vai ter que fazer isso, mas é outro tutorial pra explicar...) vai dar m3#d@: Se seu char tiver a camisa branca, por exemplo, e o fundo for da mesma cor que a camisa... Ele ficará com a camisa transparente e vai perder detalhes da roupa! Então tenha cuidado com isso e lembre-se: O fundo tem que ser de uma cor que não seja a mesma existente em qualquer pixel do sprite do char.

"Porque não posso usar o filtro de vídeo '2Xsai' pra pegar as imagens sem serrilhado?
É melhor po! Quero fazer assim, não quero ver meu char cheio de serrilhado no Mugen!"

É né... Então... Você pode até pegar as imagens com o filtro, vai ficar legal. Mas na hora de editar vai ser um lixo: Ao usar o filtro ele simplesmente "Achata" os serrilhados da imagem. o que significa? Que é um efeito que melhora o pixel original ao máximo, deixando a textura dele mais "redondinha" e por isso serão pixels mais do que infinitos no seu sprite! Muito mais além do que o original usa.

Logo essa imagem não vai rolar legal no Fighter Factory. Aborte a missão "ripar com filtro" antes que seja tarde... De qualquer modo não tema: M.U.G.E.N. tem um modo filtrado também e até aquele modo de deixar as imagens meio "cel shading", seu sprite e imaginação estão a salvo. Coloque a música do "Alelúia" agora...

"Porque tenho que salvar em bitmap de 24 bits no paint?
Não tem que ser em 256 cores? Que idiota! Não sabia disso não é? hahaha, Tu é mó Bolinho mesmo!"

Vai lá "esperto(a)..." Salvar em 256 cores é altamente desnecessário pra esse tipo de trabalho relacionado ao M.U.G.E.N. Já fez e viu como fica no paint? Bem então experimente... Além do mais o Fighter Factory (amo esse programa!) precisa do sprite LIMPO pra gerar uma paleta de cores decente e normal. Mas se você ainda quiser salvar seu sprite em 256 cores no paint pra fazer um char... Nada te impede, nem o bom senso, vá em frente e seja feliz.

"Não tem um método mais rápido e melhor de ripar imagens do final burn?
Eu queria fazer um Iori, mas é muito trabalhoso..."

Que Eu saiba não tem. Você pode até aplicar o esquema do Animget no F.B. Só que aí serão toneladas de sprites capturados desnecessáriamente e depois pra montar a animação vai ser um porre. Por isso o método Manual e devagar é 100 confiável. Agora se caso Você esteja mesmo com pressa de fazer seu lendário "Iori Orochi Mega Skilled 100% Apelation das Trevas" sugiro baixar algum dentre dezenas que existem na internet. Google it! Apenas tome cuidado com o lance das autorizações e essas papagaidas toda se for fazer um game pra download...

"Porque você fala pra salvar as imagens renomeando elas?
Isso é um saco! Não quero fazer isso prefiro deixar aqueles números malucos que ficam mesmo"

Não falei que você deve fazer e sim que é uma opção. Claro que Você não precisa fazer essa parte da nomeação, já falei: nomeie como quiser ou não nomeie, todavia você pode ficar perdido no meio de um monte de imagens depois. Seja cuidadoso com seu trabalho porque mais tarde você pode se arrepender de não ter sido (Ex. Clássico: "Caraca, como vou achar aquela imagem do soco que editei?
Não mudei o nome e tem várias imagens com um monte de números também, que bosta!).

Então de novo: Salve suas imagens de forma que Elas possam ser identificadas mais facilmente como, digamos, XS1( X Soco 1) e as demais como XS2, XS3 e por aí vai. Eu aconselho, ainda , a separar as animações por pastas como socos, chutes, pulos, movimentação (no caso Ele andando, abaixando, pulando) e etc pra ficar tudo de fácil localização depois. Entretanto, como dito antes, essa parte é por sua conta e critério.

Minha última dica é para que vocês tenham paciência. Bons chars podem levar tempos e tempos para chegarem a ser concluídos e terem todos os sprites necessários para uma customização boa ou mais, mas são referência em termos de edição (Vejam os chars do Don Drago, São excelentes! E as edições que rolam na Mugen Guild? Lá estão fazendo um Yusuke tendo como base até mesmo os Sprites do Terry de CVS e do Shen de KOF 2K3 e VAI demorar pra terminar...)

Devagar você chega lá um dia e ao invés de reclamar que não consegue, pratique a técnica!
Ripe primeiro e pense na edição mais tarde. Uma coisa de cada vez. Então é isso, até a próxima!
xd.gif

"...Você só tem uma vida, então faça o melhor que você pode com ela!"

Imagem

Não precisa ír na "Macumba" pra saber da minha vida: É só clicar acima...

#2 mabskmk

Spam

• Administradores
  • 4.075 Posts:
  • Interests:$$$ e meter o bedelho no perfil dos outros

Postou 14 maio 2009 - 10:44

Ótimo tuto rapaz!
Legal saber que o Finalburn tambem possui esse sistema de captura de imagens.
O animeget funciona com emuladores de outros consoles tambem como megadrive ou nes? Eu utilizo o Gen como emulador de megadrive mas as screenshots dele saem todas distorcidas tongue.gif

#3 Jarvan IV

Exemplar of Demacia

• Members
  • 5.532 Posts:

Postou 15 maio 2009 - 01:43

Ótimo tutorial, vai ajudar muita gente começando. biggrin.gif

Pow quando puder eu vou postar tutoriais mais avançados de ripagem, como o que usa o debug do Kawaks ou usando o Artmoney. biggrin.gif

O animeget funciona com emuladores de outros consoles tambem como megadrive ou nes? Eu utilizo o Gen como emulador de megadrive mas as screenshots dele saem todas distorcidas

Ja usei no Gens e saiu normal. ._.
Não foi alguma configuração ae?
Imagem

#4 mabskmk

Spam

• Administradores
  • 4.075 Posts:
  • Interests:$$$ e meter o bedelho no perfil dos outros

Postou 15 maio 2009 - 08:24

Deve ter sido, vou ver melhor aqui.
O Kawaks é muito bom para ripar mesmo, da para limpar tudo e deixar apenas a figura que você quer e ainda se pode alterar a cor de fundo para rosa xd.gif

#5 Fervicante

JSRF

• Members
  • 644 Posts:

Postou 18 maio 2009 - 08:57

QUOTE(Duende Macabro @ May 15 2009, 01:43 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Ótimo tutorial, vai ajudar muita gente começando. biggrin.gif

Pow quando puder eu vou postar tutoriais mais avançados de ripagem, como o que usa o debug do Kawaks ou usando o Artmoney. biggrin.gif
Ja usei no Gens e saiu normal. ._.
Não foi alguma configuração ae?

Já fiz um tutorial de artmoney, que está disponível na mugenarok smile.gif Se alguém quiser upar ele aqui, pode fazê-lo, porque do jeito que ando sem tempo ficar upando diversas imagens está meio inviável...

#6 METAL WARRIOR

Da Comunidade

• Members
  • 721 Posts:
  • Interests:Only Mugen...

Postou 01 agosto 2009 - 12:49

Queria Saber como ripar Sprites de PSX...
Já ouvi falar q tem q modificar a ISO,mas sei lá...até hj nada...
Já ripei algumas sprites de RBDM na garra mesmo,com cenario e td...
Se alguém souber de algo me dá um toque...
\o/
Posted ImagePosted ImagePosted ImagePosted ImagePosted Image-> WIPS DO METAL, QUEM QUISER AJUDAR SEJA BEM VINDO!

#7 mastermuuu

Começando Agora

• Members
  • 10 Posts:

Postou 12 janeiro 2012 - 10:44

você é fodão mesmo hen!!!
valeu cara!!

#8 mastermuuu

Começando Agora

• Members
  • 10 Posts:

Postou 13 janeiro 2012 - 11:00

aff eu não sei o que está acontecendo aqui!
eu baixei o emulador 'final burn' e também baixei a rom do 'kof2002' joguei a rom na pasta rom do emulador mas o emulador não reconheceu a rom! quando clico em 'scan for new' simplesmente ele não encontra!
então baixei outros emuladores e outras roms em outros sites mas de nada adianta!
já baixei várias bios de 'neogeo' mas nada também!

já tentei de tudo!

aqui no pc eu tenho outros emuladores como pSX 1.3, Gen, NO$GBA e todos eles funcionam!!

o que preciso fazer para o emulador reconhecer a rom ?

Este post foi editado por mastermuuu: 13 janeiro 2012 - 11:11

#9 mastermuuu

Começando Agora

• Members
  • 10 Posts:

Postou 13 janeiro 2012 - 01:13

baixei a nova versão do winkawaks no site oficial e baixe sf2 e agora está rodando!!!

#10 master123

Começando Agora

• Members
  • 7 Posts:

Postou 07 maio 2013 - 02:31

eu consegui ripar mais foi usando emulador winkawks mais ainda tá em fase de teste se alguem quiser tentar é só assistir o video..se gostarem de um joinha.. ;D

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)